O Iluminado, de Stephen King

Uma das minhas falhas morais era nunca ter lido Stephen King até hoje. Sendo fã de terror, suspense, fantasia e afins, convenhamos, era uma falha moral absurda. Clive Barker, um dos meus autores favoritos e autor de vários livros que permeiam minhas estantes – Livros de Sangue, Raça da Noite, Abarat –  já foi muito elogiado pelo tio King; ou seja, eu não poderia deixar de ler, principalmente para poder dar com propriedade a minha opinião.

Pois bem: terminei agora de ler O Iluminado. Já havia visto o filme dezenas de vezes e, obviamente, não esperava ver cena à cena descritas no livro. Kubrick contou a história da maneira dele.

Adorei a maneira como King intercala os pensamentos dos personagens, vozes, intuições e afins com o texto corrente da história. Não me perdi em nenhum momento: as linhas de pensamento se mesclavam sem dor com o texto, fluindo de maneira contínua e ritmada. Costumo ler mais à noite, antes de dormir – e admito que em alguns momentos evitei pegar no livro porque costumo ser uma leitora bastante impressionável.

Nota: oito marcianos, de dez possíveis.

Autor: Lis

A wicked witch.

Um comentário em “O Iluminado, de Stephen King”

  1. O único King que li até hoje foi Desespero. Não gostei muito, mas isso já faz tempo, a cabeça muda. Vou encaixá-lo na infinita lista de leitura.
    Engraçado que as adaptações para o cinema e tv nunca dão muito certo, com exceção de Misery e O Iluminado, mas este teve a mão era do Kubrick. Eu li Laranja Mecânica e acho o filme tão fiel e, ao mesmo tempo, muito diferente do livro.

    Estava lendo Assombro, do Chuck Palahniuk, e comecei a ter sonhos bem estranhos. Dei uma parada.

Deixe um comentário

