O filtro de amor

Acabei de ler (pela segunda vez) a que considero mais bela e crível história de amor. Não tem Romeu e Julieta, não tem Elizabeth e Mr. Darcy, não tem Eurídice e Orfeu, não tem Aurélia Camargo e Fernando Seixas: Tristão e Isolda é, na minha opinião, o melhor retrato do que é o amor – o amor doentio, irracional, cheio de criatividade, intempestuosidade, loucura e total entrega.

Lembro-me de ler uma versão resumida da história quando tinha meus 14, 15 anos. Caiu como uma luva para mim, naquela época completamente alucinada no meio de amores platônicos típicos da idade. Anos depois fui ler finalmente a história na íntegra e, este ano, acabei comprando um exemplar.

Além da maravilhosa edição que mantém palavras rebuscadas e pouco usadas – canjirão sendo uma das minhas favoritas – me atrai profundamente manter as palavras “amigo” e “amiga” no sentido das cantigas medievais. Os artífices que os dois utilizam para poderem se encontrar e principalmente para não serem pegos nos diz que, se for por amor, Deus a tudo perdoa.

Eis o meu trecho favorito da história.

Certo dia, os ventos cessaram e as velas murcharam ao longo do mastro. Tristão mandou que acostassem em uma ilha, e, cansados do mar, os cem cavaleiros das Cornualhas e os marinheiros desceram à praia. Somente Isolda ficara na nau, com uma pequena serva. Tristão viera até a rainha e procurava acalmar seu coração. Como o sol brilhasse e estivesse com sede, pediram o que beber. A criança procurou alguma bebida, até que descobriu a jarra confiada a Brangien pela mãe de Isolda. – Achei vinho! – gritou ela para os dois. – Não, não era vinho: era a paixão, era a amarga alegria e a angústia sem fim, e a morte. A criança encheu um canjirão e apresentou-o à sua senhora. Ela bebeu em longos goles, em seguida estendeu-o a Tristão, que o esvaziou.

 

Vi a versão cinematográfica com o James Franco. Nem seus belos olhos salvam aquele filme, te dizer…

Autor: Lis

A wicked witch.

Deixe um comentário

