Valores: o almoço de domingo

Tudo fazia mais sentido quando eu era criança e havia um motivo claro para reunir todas aquelas pessoas. Obviamente eu era muito nova e ingênua o suficiente para acreditar que sempre seria assim.

Pelo menos uma vez por mês todos nós íamos para a casa dos meus avós em algum determinado domingo. Esse dia sempre foi sinônimo para mim de pelo menos duas coisas primorosas: a comida da vovó e brincar com os cães e gatos da casa. Havia a reunião com os primos e tios, o que era sempre ótimo; mas eu sempre achei que tudo isso era simbolizado por aqueles pratos generosos ao redor da mesa, as crianças (eu) sentadas no chão ou no sofá, aquele barulho de garfos e facas, refrigerante passando, gelo derretendo, a televisão ligada e as brincadeiras do Silvio Santos. Domingo significava família.

Natal também significava família, e era como um domingo versão estendida: mais comida, mais pessoas, mais histórias do vovô, mais piadas dos tios, presentes, Missa do Galo.

Então meu avô se foi e o domingo nunca mais foi o mesmo.

Anos depois, minha avó também se foi.

Eles estão dentro de mim: eu consigo ouvir de vez em quando a voz do meu avô, acompanhada da tosse pela manhã. Posso vê-lo ligando o rádio e indo até a cozinha esquentar a sopa. Sopa com azeite e um pedaço de pão. E uma dose de Velho Barreiro depois.

Consigo ouvir vovó cantando; às vezes até contando como era quando pequena e viu, pela fresta da porta de casa, a cabeça decepada de Lampião. E como faziam para gelar coisas sem geladeira, como se faz bolo de fubá e cuscuz amarelo, e como é o nome daquele rapaz, que fez aquela novela, aquela que tinha aquela moça?…

Domingo passou a ser o dia mais saudoso da minha semana, e eu digo isso com um sorriso feliz e triste ao mesmo tempo.

Autor: Lis

A wicked witch.

Deixe um comentário

