Os grandes sambas-enredo de todos os tempos (da minha memória)

Nunca fui foliã. Tenho memórias de Carnaval. Claro, tenho fotinhas bonitinhas quando criança, fantasiada de melindrosa, princesa, índia, sei lá mais o que. Depois vem a leva de fotos que eu preferia que não tivessem sido tiradas – mas quem não tem, né?

2502_quizomba_wmeier_0444_1O que eu mais gostava era de observar os outros na rua. Esse revival de curtir o Carnaval pelas ruas da cidade é muito bom, mas eu já fazia isso desde criança. A curtição maior era ganhar um saco de confete, ficar perto do palanque do bairro, a caixa de som ensurdecedora logo ali ao lado, e jogar confete nos amiguinhos.

Nunca tive medo de bate-bola.BATE-BOLAS

Ainda gosto de assistir aos desfiles das Escolas de Samba. Nunca fui ao sambódromo para isso (já fui em váários shows de rock lá, serve?), mas acho que deve ser melhor assistir pela tv. Não pego fila no banheiro – que está sempre limpinho -, vejo os detalhes das fantasias de perto e vou dormir na hora que quiser.

Sendo carioca, mesmo não vivendo o Carnaval o ano inteiro, sempre tem um ou outro samba que eu acabava gravando. E lá em casa o mundo sempre parou pra assistir aos dois dias de desfile… E claro, reclamar dos jurados roubando o Salgueiro no dia da apuração.

Vamos curtir então com os dedinhos para o ar e jogando serpentina os  GRANDES SAMBAS-ENREDO DE TODOS OS TEMPOS (da minha memória):

6 – União da Ilha – Festa Profana

Verso-chiclete: Eu vou tomar um porre de felicidade / Vou sacudir, eu vou zoar toda a cidade

Comentários: Enredo de 1989, fala sobre vários mitos que remetem à festa, vinho, felicidade… Ou seja, o espírito do Carnaval. Dá pra começar um pequeno estudo sobre mitos enquanto samba: fala sobre Baco, Ísis… E é muito animado.

5- Beija-Flor – Ratos e urubus… Larguem a minha fantasia

Verso-chiclete: Xepá, de lá pra cá xepei / Sou na vida um mendigo, da folia eu sou rei

0,,12882546,00Comentário: Enredo de 1989. O que mais me impressionou foi a coragem e inovação do carnavalesco-gênio Joãosinho Trinta em colocar um monte de alas vestidas como mendigos e o famoso carro com o Cristo Redentor coberto por plástico preto. Memorável e ainda atualíssimo, um enredo com muita relevância política.

4 – União da Ilha – De bar em bar, Didi, um poeta

Verso-chiclete: Hoje eu vou tomar um porre / Não me socorre, que eu tô feliz…

Comentário: Enredo de 1991. Pra mim essa será eternamente a Melô do Bebum. Fora que naquele tempo, o único Didi que eu conhecia era aquele dos Trapalhões – e é claro que aqui ele estava falando de outro Didi

3 – Imperatriz Leopoldinense – Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós

Verso-chiclete: Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós / E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz

Comentário: Enredo de 1989, uma celebração à Abolição da Escravatura. Você quer jeito melhor de aprender um pouco de história do que esse? Você aprende alguns nomes, datas e ainda samba. Maravilha.

2 – Unidos de Vila Isabel – Kizomba, festa da raça

Verso-chiclete: Vem a lua de Luanda para iluminar a rua / Nossa cede é nossa sede e que o “apartheid” se destrua

Comentário: Este enredo de 1988 exigia um pouco mais da minha mente. Eu tinha 7 anos e, no máximo, já tinha ouvido falar de Zumbi e olhe lá. Só alguns anos depois é que fui ouvir novamente e ver toda a complexidade da letra. Gente, fazer samba-enredo realmente não deve ser bolinho, não… Este é mais um dos sambas que ajudam a despertar o olhar para a História.

1 – Acadêmicos do Salgueiro – Peguei um Ita no Norte

Verso-chiclete: Explode coração na maior felicidade / É lindo o meu Salgueiro contagiando e sacudindo essa cidade

Comentários: Enredo de 1993 da sempre campeoníssima lá em casa, Acadêmicos do Salgueiro. Não é possível que você nunca tenha ouvido pelo menos o refrão, que virou até canto de torcida de futebol. E como diria minha mãe: meu Salgueiro tava lindo!

Autor: Lis

A wicked witch.

Um comentário em “Os grandes sambas-enredo de todos os tempos (da minha memória)”

Deixe um comentário

