Cocco – Utakata

Tentando exercitar o cérebro e tirar as teias de aranha, enquanto faço meu dever de casa: pensar nos meus objetivos daqui por diante.

A dificuldade em traduzir músicas da minha querida Cocco são as imagens específicas de Okinawa. Pesquisei o quanto pude e acho que está tudo certinho – dessa vez inclusive coloquei algumas fotos para ajudar.

Meninas: imaginem-se com 12, 13 anos. Meninos: imaginem que são meninas com 12, 13 anos. A angústia está toda aí.
Cliquem na capa do álbum abaixo para ser direcionado ao 4shared e ouvir a música. Não encontrei no Youtube ou Dailymotion, então fiz upload do meu arquivo mesmo. Vale a pena :3 Versão romanizada da letra aqui.

Cerejeira típica de Okinawa (hikanzakura).
Cerejeira típica de Okinawa (hikanzakura).

うたかた

放課後の校庭 緋寒桜
白いひざ かさぶたの両足
鼻の奥突きぬける冬の夢
その先にあるものを恐れてた

黄金の森とウージの音色
わたしの頬は
どうしてあんなに
凍えていたのだろう

暮れていく毎日も止められず
怖いのはふくらんでいく乳房

Uuji (cana-de-açúcar) em Okinawa.
Uuji (cana-de-açúcar) em Okinawa.

胸をかき鳴らす砂埃
多分全てはからまって
風に押されて走ってた

夕顔咲いた海までの道
わたしの耳は
どうしてあんなに
凍えていたのだろう
黄金の森とウージの音色
わたしの頬は
どうしてあんなに
凍えていたのだろう

Yuugao, a dama-da-noite.
Yuugao, a dama-da-noite.

どうしてあんなに凍えていたのだろう

なだらかに巡り こぼれ落ちるデイゴの涙

Bolhas

O pátio da escola depois das aulas, a cerejeira
Meus joelhos brancos, as pernas com casca de ferida
No fundo do nariz, o penetrante sonho do inverno
Tive medo do que haveria depois disso

A floresta dourada e o tom da cana-de-açúcar
Por que será que
As minhas bochechas
Congelaram daquele jeito?

Flor de Deigo. Flor símbolo de Okinawa.
Flor de Deigo. Flor símbolo de Okinawa.

Sem poder parar os dias que se vão
Tinha medo dos meus seios que cresciam

A nuvem de areia que arranha o meu peito
Talvez irá envolver a tudo
Empurrada pelo vento, eu corri

O caminho até o mar, com damas-da-noite em flor
Por que será que
As minhas orelhas
Congelaram daquele jeito?
A floresta dourada e o tom da cana-de-açúcar
Por que será que
As minhas bochechas
Congelaram daquele jeito?

Por que será que congelaram daquele jeito?

Gentilmente, me encontram
As lágrimas de Deigo que caem lentas

Autor: Lis

A wicked witch.

Deixe um comentário

