Welcome to boy band mania! – SMAP

SMAP: tiozões e ainda na ativa! Fonte: laughy.jp
SMAP: tiozões e ainda na ativa!
Fonte: laughy.jp

Em 1999, quando entrei na Faculdade de Letras Português-Japonês, eu mal sabia pronunciar poucas palavras. Meus anos assistindo a seriados e desenhos japoneses não eram suficientes para nada, é claro, mas graças aos Deuses não era pré-requisito saber a língua para entrar no curso. Uma colega de classe que já estudava o idioma em um cursinho me apresentou ao maravilhoso mundo da música japonesa. A July-chan, lá do Tabibito Soul, me apresentou vários artistas, tanto de rock quanto pop. Meu primeiro amor J-pop foi o SMAP.

SMAP, the early years. Fonte: orahen.livejournal.com
SMAP, the early years.
Fonte: orahen.livejournal.com

O SMAP, acrônimo para Sports Music Assemble People, é uma boy band que debutou em 1991. Originalmente eram seis membros, mas um deles, Mori Katsuyuki, saiu para ser piloto de corrida. Os cinco membros ainda na ativa são: Nakai Masahiro, o líder; Kimura Takuya; Inagaki Goro, Kusanagi Tsuyoshi e Katori Shingo (meu queridinho!). Além de cantar e dançar, todos já participaram de várias novelas e seriados, participam de programas de tv como convidados e também apresentadores. Como eu disse no post introdução: lá, um ídolo tem que tentar ser o mais completo possível.

Kusanagi se desculpando publicamente. Fonte: theintercultural.blogspot.com
Kusanagi se desculpando publicamente.
Fonte: theintercultural.blogspot.com

O grupo já passou por poucas e boas. Há alguns anos, Kusanagi foi preso por atentado ao pudor: estava bêbado e sem roupas em um local público. Isso abalou a popularidade do grupo, mas eles deram a volta por cima. Parece que Kusanagi admitiu que tem problema com bebida e começou um tratamento. As fãs deram bastante apoio para que ele se recuperasse e os meninos pudessem retornar normalmente às suas atividades. Antes disso, em 2001, Inagaki tentou se safar de uma multa de trânsito e acabou envolvido em uma batida (hit-and-run). Fora os vários boatos envolvendo cada um: Nakai teria envolvimento com a máfia japonesa, Kimura é tido como um ladies’ man e trai a esposa, suspeitas sobre a sexualidade do Inagaki, Katori Shingo não tem nenhum amigo e tem uma aura soturna em sua vida privada… As especulações vão longe.

Musicalmente, admito que eles são bastante limitados. Pelo que sei, só o Kimura toca alguma coisa ali (violão e guitarra) e canta bem. O Nakai é o menos afinado, chega a dar dó… Mas o lance é o conjunto da obra agradar, né! Além disso, eles tentam melhorar suas outras habilidades. Apesar do Kimura ser o que mais participou de doramas, acho a atuação dele bem fraquinha; nesse quesito, sou mais o Shingo, que melhora a cada trabalho. O Nakai é um ótimo apresentador de tv, e o Inagaki tem um timing pra comédia muito bom 🙂

  • TOP SMAP SONGS

Obs: eu parei no tempo com relação ao SMAP, tá? Não tenho ouvido as coisas novas e minha paixonite já passou faz tempo. Então, aqui vocês só vão encontrar coisas mais antigas.

10) Shigusa
09) KANSHAshite
08) sekai ni hitotsu dake no hana
07) Fly
06) Aoi inazuma
05) Yozora no Mukou
04) lion heart (a qual minha finada vozinha apelidou de “música da quitanda”)
03) Asahi wo mi ni ikou yo (a qual já traduzi)
02) dynamite
01) celery (o motivo do nome do blog: serori!)

Fonte: www.youtube.com
Fonte: http://www.youtube.com

Eles também têm seu próprio programa de tv: o SMAP x SMAP (carinhosamente apelidado de SumaSuma) recebe convidados famosos tanto nacionais quanto internacionais. Nakai atua como mâitre enquanto os outros membros preparam o menu para o convidado. Eu fico com muita vergonha alheia quando vai algum estrangeiro lá porque fico pensando só no pobre do intérprete… Até o Neymar já deu uma passadinha lá 🙂

Autor: Lis

A wicked witch.

Deixe um comentário

