Heart and soul

ian curtis
Fonte: http://www.coroflot.com

Um primo muito querido, colecionador de vinis, fitas k-7, quadrinhos e revistas em profusão, será para sempre culpado em ter me apresentado algumas das minhas obras mais queridas. Foi ele quem me sugeriu ver Quase Famosos. Também me incentivou a ler várias HQs e livros interessantes. E foi ele quem me apresentou ao Joy Division.

An abyss that laughs at creation
A circus complete with all fools
Foundations that lasted the ages
Then ripped apart at their roots
Beyond all this goos is the terror
The grip of a mercenary hand
When savagery turns all good reason
There’s no turning back, no last stand

Heart and soul, one will burn
Heart and soul, one will burn

Eu já tinha dentro de mim a sementinha do mal-de-século, a dor, o sofrimento adolescente, a melancolia sem fim. Transformava tudo isso em poesia ruim e copiosas tardes de choro contido, observando o mundo do alto de um prédio perto de casa, pensando em como era difícil ser uma menina gorda aos 13 anos. Tudo isso eu fazia ouvindo música no meu walkman, óbvio.

Joy Division chegou para se somar às faixas musicais de uma das minhas bandas favoritas, Legião Urbana. Eu percebi a influência nas letras e nas melodias, mas sempre considerei o Joy Division mais obscuro, mais soturno. Talvez seja porque Ian Curtis tenha se suicidado em 18 de maio de 1980.

Now that I’ve realised how it’s all gone wrong,
Gotta find some therapy, this treatment takes too long.
Deep in the heart of where sympathy held sway,
Gotta find my destiny, before it gets too late.

Assisti ao filme Control, de 2007, que traça um perfil do vocalista. Recomendo com ressalvas, já que como todo filme desse tipo conta apenas uma versão da história. Seria bom esperar um dia de sol e bom humor para assisti-lo – não me responsabilizo pela angústia pós-filme, hein.

Mas hoje, com esse tempo friozinho, chuva fina e vento gelado, está muito propício a ouvir Joy Division.

 

 

Autor: Lis

A wicked witch.

Deixe um comentário

